segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Sempre uma ótima noite

Fui conferir esta semana no Sesc Vila Mariana, dia 20/02, o “Sempre um papo”, um projeto de incentivo ao hábito de leitura do nosso país. Um evento quinzenal que sempre traz convidados especiais. O idealizador da idéia é o escritor, produtor cultural, jornalista e apresentador, Afonso Borges.

Os convidados do “Sempre um papo” neste dia, foram os escritores Ruy castro e sua esposa Heloisa Seixas. No palco, apenas três cadeiras e uma mesa para exibir os livros. Começa assim, mais uma noite cultural no melhor estilo possível, apresentado pelo próprio Afonso.

A voz inicial é de Ruy Castro, escritor e jornalista conceituado e autor de diversas obras e biografias como Garrincha, Nelson Rodrigues e Carmem Miranda. O bate papo começou com Ruy contando sua vida, estilos, livros, critérios de pesquisa, tempo, escolha de personagens, modo de escrever, jornalismo, experiências profissionais e a estranha mania de colecionar “listas de telefones”.

O novo livro, “Era no tempo do rei” – um romance da chegada da corte, é sobre as estripulias de Dom Pedro, na época de 1810. Junto com Leonardo (personagem emprestado do livro “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antonio de Almeida), os garotos percorrem o cenário carioca na visão do autor. A idéia de escrever este romance é antiga, e numa mistura de personagens reais com ficção, o livro nos mostra erotismo, critica, sátira, humor, e muita ação.

Heloisa Seixas, escritora, redatora, tradutora e editora, foi a responsável pela emoção. Ela revelou de um modo particular e sentimental, toda a trajetória do seu novo livro “O lugar escuro”. Uma história que mostra toda a evolução do “Mal de Alzheimer”, cuja personagem esteve todo tempo ao seu lado como alicerce. Angélica, 85 anos, e um detalhe importante: mãe da própria escritora.

Ela contou sobre seus livros, vida, o tempo que trabalhou na “cozinha” de redações, Jornal do Brasil, e o “porque” de sempre escrever ficções. Declarou que não tem paciência para se informar, investigar e nem alma de repórter.

Heloisa sensibilizou a platéia com uma historia emocionante ao relatar a vida de uma pessoa que um dia foi a sua maior estrutura. Detalhes íntimos podem ser encontrados em seu livro, juntamente com métodos utilizados para o convívio e o modo de como embarcou na “loucura da mãe”. Com muita coragem para expor a dura realidade, a escritora só comunicou à família, depois que o livro já estava sendo impresso.

Foram duas horas traduzidas em cultura, sabedoria, vida, valores, e sentimentos. Uma mistura de razão, emoção, verdade e ficção. Enquanto para alguns, viver é estar sempre dentro da realidade, para outros, a realidade só é possível ser encontrada no abstrato.

Não deixe de conferir no próximo evento, o rapper MV Bill e depois o escritor Luis Fernando Veríssimo. Um abraço e uma ótima semana.



SERVIÇO:

SESC VILA MARIANA
Email:
email@vilamariana.sescsp.org.br
End: Rua pelotas, 141 – V.Mariana
Tel: 5080-3000
Evento: Sempre um papo
Site:
www.sempreumpapo.com.br
Horário: 19H30M
Obs: Chegar uma hora antes para retirar o ingresso.
Procurar por Valéria (Organizadora do evento)

Alexandre Ofélio

Nenhum comentário: