terça-feira, 1 de abril de 2008

ABRAz-SP: De olho no Brasil e no Alzheimer

A ABRAz (Associação Brasileira de Alzheimer) é uma entidade formada por familiares de portadores de Alzheimer, e por profissionais da área da saúde. É uma entidade sem fins lucrativos, que trabalha com projetos elaborados, em parcerias com empresas. O livro “Você não está sozinho”, escrito por profissionais, numa linguagem simples, é parte os recursos da associação.

O principal objetivo da ABRAz é ajudar as pessoas a terem melhor compreensão e aceitação do Alzheimer, levando ao paciente, uma qualidade de vida melhor. Através de palestras, reuniões, cursos, congressos, atividades e projetos, a entidade orienta e informa as pessoas sobre a D.A. Com todo este suporte, a associação se transforma no núcleo central de todos aqueles envolvidos com a doença.

A maior dificuldade encontrada, além da financeira, segundo Vera Caovilla (Presidente da ABRAz-SP), “É o desconhecimento da doença, o que nos faz cada vez mais, trabalhar nos grupos de apoio, para que os familiares possam conhecer as informações que os profissionais passam. Um grupo iniciado no final de setembro de 2007, para portadores da D.A, nas fases inicial e intermediária, tem conseguido resultados fantásticos”.

Em relação ao que deve ser mudado, Vera Caovilla diz que “Por se tratar de uma doença que acomete preferencialmente as pessoas com mais de 65 anos, e que os familiares que cuidam são idosos também,muito existe por fazer. Em relação à ABRAz- SP, o objetivo é dar conhecimento necessário ao portador, para que ele possa tomar suas decisões, enquanto ainda com condições e com a família.

Como sugestão, ela informa que a "Secretaria de Saúde disponibilize maior número de especialistas (geriatras, neurologistas e psiquiatras) com atendimento de fato, que as equipes multiprofissionais também sejam treinadas quanto ao atendimento, da mesma forma que esta orientação deva ser dada também aos agentes comunitários, pois são justamente as pessoas que tem o primeiro contato com as famílias e podem relatar posteriormente à equipe medica do que foi encontrado”.

A ABRAz – Regional São Paulo, tem atualmente 26 sub-regionais e 10 grupos de apoio na capital, oferecendo 36 pontos de apoio. Atendem cerca de 1080 pessoas, que por sua vez, levam a informação para mais dois membros da família, que dá um total de 3.240 pessoas. “Este número está muito longe de ser o ideal”, e para as famílias que não tem informação ou recurso para tal, “nosso grande desafio é estar exatamente buscando chegar até estes familiares”, diz Vera Caovilla.


Alexandre Ofélio

2 comentários:

Juliana Petroni disse...

Fantástica a sequência de informações sobra a doença tem muita coisa que não sabíamos.
Você sabe que sua vocação é essa. Parabéns nos presentei sempre com seus textos...

te adoro

bjosssss

Priscila disse...

Fiquei impressionada com a qualidade do seu texto. Se antes achava que você estava no caminho certo, agora tenho certeza. Parabéns!

Um beijo

Priscila Moreira