segunda-feira, 24 de março de 2008

Feliz Páscoa?


Ao acordar, lembrei-me: Hoje é Páscoa, mais um domingo onde as pessoas desejam a todos, um dia repleto de felicidades. Entre eles, a nossa família, amigos, vizinhos, companheiros, enfim, presenteamos com ovos de chocolates, nos mais diversos formatos, cores e recheios. E tudo isso com a ajuda do nosso velho amigo "coelhinho".

Mas ao sair, caminhando pelas ruas, encontro um mundo diferente. Um mundo onde não existe paz, onde não existe igualdade social. Nos jornais posso ler de cafetina famosa à violência. Crianças pedindo esmolas para comprarem drogas, outras querem comida, pois não tem em casa, ou melhor, elas NÃO tem casa.

A situação é caótica, ninguém vê, ou quem sabe, não querem ver. Na televisão só programas sensacionalistas, que deixam como pauta principal a violência, pois isso dá ibope. Falar de ajudar as pessoas, não é bom, não da audiência. A mídia empobrece cada vez mais, e os seus profissionais, ao longo do tempo, vão se esquecendo dos valores, da ética, do sentimento, do ser humano.

E as nossas crianças? Nossos idosos? Nossa sociedade? É nisso que penso todos os dias. Temos que encontrar uma solução, uma saída, fazer algo pelo próximo, da criança ao idoso, sem distinção de classe ou de cor. Precisamos fazer algo agora, pois amanhã poderá ser tarde.

Nesta semana, o vídeo da Universidade de Free State, África do Sul, causou comoção no mundo inteiro. Um aluno "branco" prepara uma tigela de "jaggie", cozido de frutas e legumes, e logo depois urina dentro. Dá para os empregados negros, que estão ajoelhados, e ao comerem, vomitam. No fim do vídeo, a frase, em "africâner", língua derivada do Holandês, que provocou e chocou o mundo: "Isso é o que chamamos de integração". Isso foi uma resposta dos alunos "brancos", após a universidade propor aos mesmos, a integração nos dormitórios.

Que integração é esta? Onde está o respeito ao ser humano? Por que estas atitudes? Estas perguntas ficam por aqui, juntamente com a questão inicial do texto: Podemos desejar a todos uma Feliz Páscoa? Tenham uma boa semana,e, reflitam...
Alexandre Ofélio

Nenhum comentário: