sábado, 12 de abril de 2008

Era digital X Vida simples

Engraçado como a tecnologia está crescendo e interferindo em nossas vidas. Não é mais segredo andar por aí e ver palavras como “nanotecnologia, hibridização, robótica, miniaturização”, enfim, estamos cada vez mais escravos da nova era.

Em qualquer lugar, é possível ver claramente as pessoas mergulhadas nas famosas “Lan Houses”. Nas mãos ou pendurado no pescoço, aparelhos de celulares de última geração, “Ipod", “Mp3”, “Mp4”, “Mp5”, “I-Phone” e mais uma lista repleta de eletrônicos e “sites” como “MSN”, “Orkut”, “Space” etc.

Por toda parte os novos paradigmas tecnológicos invadem nossas vidas, entram de forma avassaladora e causam prejuízos que sequer percebemos.

O “MSN” atualmente é responsável por grande parte dos jovens deixarem de realizar tarefas normais, como tomar café ou escovar os dentes, devido à longa permanência em frente ao computador. Ele é capaz também de fazer as pessoas “acharem” como estamos em relação as nossos sentimentos ou comportamentos.

Esta semana aconteceu um fato curioso comigo. Em uma simples conversa virtual, a pessoa que estava interagindo do outro lado conseguiu “decifrar” os meus sentimentos, e chegou à conclusão que “eu” estava nervoso a ponto de desejar uma “boa noite” e encerrar a conversa.

As coisas estão indo por um lado assustador, pois nesta conversa não estávamos usando “Web Cam” e nem microfone, apenas uma conversa textual. Reli o texto que enviei, para certificar-me se em algum momento fui indelicado, mas infelizmente não achei nenhum motivo para tal ato.

Será que as pessoas estão se esquecendo do lado humano? Que precisamos estar frente-a-frente para conseguir aflorar algum sentimento? Que é necessário escutar, falar, tocar, olhar, para sentirmos algo? Será que se esqueceram do “friozinho” na barriga em que sentimos ao ver a pessoa amada?

É, saudade dos "tempos" em que o carteiro aparecia no portão e entregava a tão esperada carta; saudades das conversas em algum lugar da praça; do “tempo” que era necessário você estar ao lado de alguém para dar um simples beijo, e não utilizar os “wink” da vida digital. E comer pipoca no cinema? Andar de braços dados na cidade apreciando a paisagem urbana é coisa do passado.

Não vou nem citar o “antigo realejo”, (aquele que o rapaz junto com o papagaio tirava a sorte do dia ao som de uma música) em troca de uma moeda. Moeda? Será que elas existem ainda?

Enfim, será que eu ou você conseguiria viver por um dia sem a intervenção da tecnologia? Aproveite o dia de hoje e tente juntamente com alguém realizar esta difícil tarefa. Um ótimo final de semana e não se esqueçam das coisas simples da vida como andar na areia, sorrir, brincar, rolar na grama com seu filho, jogar bola, empinar uma “pipa”, ir ao parque, escutar uma música ou até mesmo parar por alguns segundos e escutar a própria respiração.

Para concluir:


Você já desejou hoje um “Bom Dia” ou falou algo que fortalecesse o dia de alguém?


5 comentários:

Marcos Forte disse...

Você tem razão Montanha. Com o início da era digital, a era sentimental ficou para trás. As cartas escritas à mão deram lugar aos e-mails e às demonstrações de afetos virtuais. Uma pena.

Abs,

Th:A|s|² disse...

O que aconteceu com a vida simples sem tecnologia, onde as pessoas mandam cartas, conversam mais e com maior tempo, onde a espera pelo pôr-do-sol rende um bom café da tarde?
Ela não desapareceu, apenas foi adaptada ao nosso contexto.
Nesse turbilhão de informações, não sobra tempo para conversarmos sobre assuntos que não estão relacionados ao trabalho; não conseguimos viver sem um cabo ligado a uma rede, pois é dele que depende nossa atuação profissional e pessoal, já que o exôdo rural fez migrar nossas escolhas e vontades. Como vamos mandar carta sabendo que as informações criaram vida própria, podendo ser alterada a todo instante? Pra isso existe o e-mail: por um preço menor a mesma informação pode ser transmitida, podendo ainda, graças a tecnologia, ser atualizada em questão de segundos.
E quanto ao café da tarde? Ele resiste bravamente, sendo transferido para uma máquina onde para retirar a bebida, basta pressionar o botão e aguardar.

Não deixamos a vida simples, apenas vivemos nela de uma forma atualizada. Quer algo mais simples do que acessar a internet?

Ateh!

Th:A|s|² disse...

É o Thiago da sua sala, que digitaliza os textos...

É que to sem foto aqui agora (!), mas depois coloco sim!!!

Ateh
!

Juliana Petroni disse...

Adorei o texto Alê, mal falamos bom dia para as pessoas, corremos tanto q nos esquecemos que o simples leva ao caminho da felicidade
Um grd beijo

Anônimo disse...

Amiable brief and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Say thank you you seeking your information.