Recentemente em Londres, historiadores britânicos e brasileiros publicaram uma breve introdução sobre a obra do sociólogo, escritor e antropólogo brasileiro Gilberto Freyre. Vale lembrar que o livro é em inglês.
O nome dado para tal feito é “Gilberto Freyre: Social Theory in the Tropics” (Gilberto Freyre: Teoria Social nos Trópicos), a obra foi feita em parceria com o historiador da Universidade de Cambridge, Peter Burke, e sua esposa, Maria Lúcia Garcia Palhares Burke, do centro de Estudos Latino-americanos da mesma universidade.
Freyre foi estudado e analisado de forma ambígua, interior – do próprio Brasil – e exterior, comparando-o com outros historiadores e sociólogos como Johan Huizinga e demais integrantes da famosa escola francesa dos Anais.
Conforme a explicação de Maria Lúcia, cuja nacionalidade é brasileira, ela só conheceu a obra de Freyre bem depois do seu marido britânico, pois na década de 60, época em que estava na universidade, o escritor não despertava grande interesse nos estudantes devido o apoio à ditadura.
Com referência ao livro, o assunto mencionado é a vida e obra de Freyre em seu todo, com total destaque no contexto cultural e político. Uma característica importante é que não esconderam as criticas e valorizaram as enormes contribuições que foram dadas à sociedade brasileira.
Para quem não teve ainda a oportunidade de ter um contato inicial com seu acervo, o Museu da Língua Portuguesa exibe boa parte do seu material. Nesta mostra encontram-se fotos, textos, livros e boa parte de suas memórias ao longo do tempo em que viajou pelo Brasil e Exterior.
O Museu da Língua Portuguesa está situado no centro da cidade de São Paulo, ao lado da estação de trem “Luz”, inclusive nos finais de semana com desconto para professores e estudantes. Confira.
sábado, 10 de maio de 2008
Ingleses publicam livro sobre Gilberto Freyre
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário