segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Ano Novo Chinês - Xin Nian Kuai Le

Encerrou ontem na Praça da Liberdade ( Domingo) a 3ª Festa do Ano Novo Chinês. E este ano será o "Ano do Rato" que segundo os chineses prometem ser um ano de conquistas e farturas. A festa teve duração de dois dias e das 12h até às 20h a festa trouxe diversas comunidades de São Paulo.
Várias barracas foram armadas com comidas típicas japonesas e chinesas, sem contar algumas baianas. De "pamonha chinesa" até "batata doce assada na pedra" encontrei. O fluxo de pessoas por volta das 15h era intenso.
A praça estava tomada por barracas que vendiam produtos variados como roupas, artesanatos, comidas, lembranças, enfim, uma infinita linha de variedades.
As lojas locais estavam abertas e o viaduto que liga a praça à rua Galvão Bueno ninguém conseguia andar. Encontrei na multidão pessoas de todos os lugares, suiços, americanos, holandeses, chineses e japoneses, aliás, uma curiosidade sobre o comércio do bairro japonês é que a maioria é chinesa.
"Aqui os chineses estão tomando conta, a maioria das lojas são deles" contou o comerciante Cristiano que tem um bar nas esquinas da rua Galvão Bueno com a rua Américo de Campos.
No palco aconteceram várias atrações como desfiles de academias, cultos ecumênicos, passagem do dragão, apresentaçoes de artes marciais, e outras dezenas de atividades. Na festa havia um espaço para quem quizesse ter um pequeno conhecimento do idioma chinês, feng shui e outras curiosidades.
Por volta das 20h houve a tradicional contagem regressiva com a queima de fogos de artifício comemorando assim o início do "Ano do Rato" e para quem acredita, um Ano Novo repleto de conquistas e farturas.
Texto e fotos por Alexandre Ofélio
http//:alemontanha.blogspot.com







Nenhum comentário: